Google Mobile - Preferência nos resultados de busca

Mais facilidades em apresentar resultados relevantes aos dispositivos móveis.

A ideia é bem simples. Com o crescente uso da internet por meio de smartphones/dispositivos móveis, o Google resolveu apostar no segmento e passou a privilegiar em seus resultados de busca, as páginas e sites que utilizam codificação adequada para mostrar conteúdo nestes aparelhos.

Não estamos falando em uma "tragédia tecnológica" aos sites antigos, afinal, os resultados de pesquisa continuarão a aparecer. A diferença é que os sites "responsives" e/ou adaptados para "mobile" irão ter um critério positivo a mais na apresentação destes resultados, e com isto, uma melhor classificação nas buscas.

A novidade é bem vinda, pois torna o uso do celular mais amigável ao usuário e facilita o seu trabalho em localizar o que procura e este é o objetivo do seu uso. Um exemplo deste novo padrão pode ser visto facilmente no seu dispositivo, ao fazer uma busca ele já indica no começo do resultado se o conteúdo é compatível com dispositivo móvel, certamente o próprio usuário dará a preferência pelo link positivado.

Para saber mais informações, visite o blog oficial do Google Mobile Friendly, ou veja as respostas de dúvidas mais comuns dos usuários.

Para saber seu a sua página ou site já está em conformidade com este novo padrão, utilize a ferramenta de teste de compatibilidade, digitando a URL do seu site ou especificamente de sua página.

Ps: Nada de pânico, adequando o seu conteúdo ao Mobile Friendly, seu site passa a ter esse reconhecimento em poucos instantes, ou seja; na próxima reindexação do Google que é frequente.